lixo

As queimadas são uma prática comum no meio rural brasileiro. Acompanham praticamente todas as fases produtivas, do plantio, no Norte (como o preparo do solo na Amazônia) à colheita da cana de açúcar, no Nordeste e Centro Oeste.

Os problemas relacionados às queimadas podem ser resumidos nos seguintes tópicos:

Doenças
Fertilidade
Visibilidade


Doenças provocadas pela fumaça

fumaça

As doenças provocadas pela fumaça das queimadas e seus constituintes, são aquelas comuns das vias respiratórias, agravadas pelas cancerígenas dioxinas (quando existe plástico envolvido) e pelo efeito do calor emanado do fogo, que pode ultrapassar os 600 graus centígrados.

incêndios

O fogo extermina centenas de espécies animais e vegetais, que nem siquer são ainda conhecidas pela Ciência e, quando não mata, expulsa para os povoados e cidades mais próximas, os animais que conseguiram sobreviver às chamas; alguns peçonhentos e/ou perigosos.

Perda da fertilidade do solo

A maioria dos agricultores e até alguns técnicos, pensam que a queimada torna fértil o solo. Em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa Florestal - IBDF e publicado na revista Globo Rural de janeiro de 1988 (vide quadro abaixo), prova que o fogo provoca a perda de minerais do solo. Cerca de 90% deles vão para o espaço junto com a fumaça, em forma de gás carbônico e cinzas, prejudicando inclusive o clima.

incêndios

Diminuição da visibilidade

visibilidade

Nas regiões onde as queimadas são frequentes e extensivas, como na Amazônia e no Centro Oeste, é comum a falta de visibilidade provocada pela fumaça, interromper por várias horas o tráfego aéreo.



voltar Voltar para Menu Principal prosseguir