Apresentação:
No contexto da universidade, a transdisciplinaridade se coloca como a postura mais adequada para se trabalhar os conhecimentos, atualmente compartimentados, visando uma leitura contextualizada das profissões. O conhecimento, enfocado e trabalhado nas salas de aula, como resultado de uma rede de articulações que, por sua vez, requer um aparato que viabilize o diálogo entre diferentes epistemologias.
A
originalidade deste projeto está no desafio e na capacidade de
implementação das práticas em andamento dos cursos que se propõem tais
inovações e na capacidade dos docentes de uma mudança epistemológica. A
importância desta pesquisa está na urgência de uma fundamentação mais
sistematizada, visto que além das iniciativas pessoais de alguns
docentes, já há propostas aprovadas para funcionamento de cursos neste
estilo, na UFRuralRJ, desde abril de 2003.
O
Laboratório de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares (LEPTRANS) é um
espaço de discussões e busca de soluções dos entraves e dificuldades
durante o processo de implantação da visão transdisciplinar.