Portal UFRRJ
Histórico

A Escola de Equitação do Exército, localizada na Vila Militar, Rio de Janeiro, é estabelecimento de ensino superior que versa em seus currículos sobre o ensino racional e metódico da arte eqüestre desde 1922. Nela são ministrados dois cursos regulares de Especialização, de Instrutor e Monitor de Equitação, mantendo-se na vanguarda do ensino da equitação no país. A EsEqEx reúne três vertentes da equitação – ensino, pesquisa e desporto – sendo o local com condições ideais para a centralização de esforços visando o desenvolvimento a curto, médio e longo prazo para os estudos da Medicina e do Treinamento Esportivo de Eqüinos. Na área do ensino, dispõe de corpo docente especializado em equitação e de amplo histórico na construção de formadores de opinião, bem como conduz pesquisas com resultados eficientes. Na pesquisa, além das suas atividades de iniciação científica conduzidas junto ao Curso de Instrutor de Equitação, mantém vínculos com outras instituições de ensino superior como a UFRRJ, UFF, UFMG e UENF em parcerias que visam desenvolver projetos que estudam soluções para problemas regionais e nacionais que envolvam a equitação e as ciências que nesta convergem. No desporto, a EsEqEx contribui com os órgãos que regulam a equitação como o COB e a CBH, fornecendo pessoal especializado no planejamento, preparação, organização, condução e arbitragem de eventos eqüestres em todos os níveis, desde a base, até os Jogos Olímpicos, além de sediar eventos eqüestres.

Há um legado de acervo material e instalações na EsEqEx que são dignos dos maiores centros eqüestres do mundo, ressaltando os seguintes pontos: sete pistas de treinamento e competição, sendo uma arena com arquibancada com capacidade para 3.200 lugares. O material do piso destas pistas é de alta qualidade e visa um melhor desempenho dos conjuntos em competição; uma pista de corrida tipo cross-country, gramada, com seis quilômetros de extensão que permite uma série de variações na sua montagem fazendo com que o grau de dificuldade varie do mais elementar ao mais exigente e submeta os conjuntos cavalo-cavaleiro ao nível técnico adequado ao tipo de treinamento conduzido; clínica veterinária; área de embarque e desembarque com equipamentos de desinfecção de viaturas e animais a fim de atender as exigências sanitárias de um Complexo Esportivo Internacional; 180 baias de alvenaria medindo 4x4m cada distribuídas em 4 pavilhões; instalações de alojamento e refeitório com capacidade para receber pesquisadores, técnicos e discentes.

Toda esta estrutura está situada numa área de 100 ha, guarnecida durante as 24 horas do dia. O custo investido somente na fase de construção do parque eqüestre foi da ordem de R$ 7,7 milhões de reais provenientes do Ministério dos Esportes, dentre outras fontes. A previsão é que o parque eqüestre venha continuar recebendo significativa soma de investimentos visando a sua utilização como Centro Nacional de Hipismo e que receba em suas instalações as seleções nacionais de equitação para treinamentos de base e alto rendimento, bem como competições nacionais e internacionais, que representam excepcionais materiais de estudos e pesquisa e justificam a presença de um Laboratório de Avaliação do Desempenho de Eqüinos. Num cenário prospectivo, em 2011, as modalidades eqüestres dos Jogos Mundiais Militares serão realizadas nas instalações do Centro Nacional de Hipismo assim como nos Jogos Olímpicos RIO 2016.

Além da estrutura física de excelente padrão técnico, a EsEqEx possui um plantel de eqüinos, com 120 animais que desempenham as modalidades hípicas de Adestramento, Salto, Concurso Completo de Equitação e Pólo. Em continuidade à Escola de Equitação do Exército, há o 2o Regimento de Cavalaria de Guarda do Exército Brasileiro, que dispõe de cerca de 300 eqüinos, sendo 200 de uso militar e os demais de uso desportivo. Estes animais utilizam o Parque Eqüestre nas atividades militares e esportivas. Os eqüinos utilizados nas unidades militares são produtos oriundos da Coudelaria de Rincão, RS, onde programas de melhoramento e reprodução animal são desenvolvidos com intuito de selecionar eqüinos com aptidões específicas para as modalidades esportivas. A adoção de técnicas e o desenvolvimento de pesquisas na avaliação destes animais junto ao Laboratório de Avaliação do Desempenho de Eqüinos visa otimizar os aspectos produtivos e esportivos destes animais consolidando o Exército Brasileiro como unidade produtora de eqüinos de alto desempenho.