Parâmetros Geomorfológicos


Os principais parâmetros geomorfológicos dos lagos são os seguintes:

bacia
  •  Cobertura vegetal da bacia
  •  Aglomerados urbanos
  •  Mata ciliar e ripária
  •  Evolução da paisagem

Os parâmetros geomorfológicos são indicadores da paisagem que afetam a ecologia dos lagos e reservatórios. Mais de 98% dos fatores responsáveis pela degradação ambiental da água dos lagos, provém da bacia hidrográfica do seu entorno, seja por fenômenos naturais (enxurradas) ou antrópicos (desmatamentos, agricultura, impermeabilização, poluição, etc.). Os outros 2% são trazidos pelas correntes aéreas das bacias vizinhas.
















erosão

Cobertura Vegetal

O tipo e a extensão da cobertura vegetal predominante na bacia, têm uma influência considerável no carreamento de sedimentos, nutrientes e substâncias tóxicas para os lagos e reservatórios.

A figura abaixo mostra a influência da forma de ocupação da bacia nas descargas máximas e no tempo decorrido, desde o início das chuvas até a vazão máxima, período esse conhecido como tempo de concentração da bacia e calculado pela expressão:
t=(0,87.L^3/H)^0,385 onde t=tempo de concentração(horas), L=extensão do rio principal(km) e Hdesnível máximo da bacia(m).
Ex.: rio com L=49km e bacia com H=81m ---> t=16 horas

bacia

Deste croqui, conclui-se que a floresta (ao contrário da urbanização) é a cobertura ideal de uma bacia e, porisso, deve ser preservada ou incentivado o replantio com espécies nativas.

Aglomerados Urbanos

enchente

Área e localização dos aglomerados urbanos exercem uma forte influência na degradação ambiental dos ecossistemas lacustres. O maior problema ambiental da urbanização é a impermeabilização dos terrenos da bacia e o run-off ou enxurrada daí decorrente. Observando-se a primeira curva à esquerda da figura acima, verifica-se que é justamente nas cidades onde ocorrem as maiores cheias e estas acontecem logo após o início das chuvas, justamente por não haver a oportunidade de infiltração nos terrenos impermeabilizados.

O problema pode ser amenizado pela construção de bacias ou reservatórios de retenção e pelo uso de pisos semi-permeáveis nas áreas públicas urbanizadas.

Mata ciliar e ripária

mata ciliar

As matas ciliar e ripária prestam um benefício considerável ao ecosistema lacustre, mesmo quando localizadas nos rios formadores desse manancial. Além de funcionarem como filtro para os sedimentos trazidos pelas chuvas, servem de habitat para a fauna, de alimento para os peixes e ainda, em muitos casos, diminui a temperatura da água com a sombra fornecida pelas suas copas.

Evolução da paisagem

paisagem

É útil em Limnologia que se monitore a evolução da paisagem, de preferência a partir de um Sistema Geográfico de Informações - SGI (ou GIS, em inglês), como é visto na foto ao lado, tirada a partir de um satélite de sensoriamento remoto. Observe que na imagem da direita aparecem manchas na vegetação que não haviam na foto da esquerda, indicando que houve desmatamento e, portanto, uma possível contribuição com sedimentos para o manancial.

voltar MENU PRINCIPAL prosseguir