esgotos

Lagoa de Aguapés

A lagoa de aguapé (Eichornia crassipes) apresenta um desempenho atraente na remoção de nutrientes dos esgotos domésticos e da criação de suinos. No entanto, sua eficiência na remoção da demanda bioquímica de oxigênio (DBO), mostra-se inferior à verificada nas lagoas de estabilização facultativas convencionais.

aguapé

Pesquisas realizadas no estado de São Paulo (Revista DAE, núm.135, dez./83) provaram que as cargas máximas de nitrogênio e fósforo, para uma eficiência de 80% no tratamento, foram de 18 e 4 kg/ha.dia, respectivamente. Assim, uma lagoa de aguapé, com área de 1 ha, pode tratar, diariamente, os esgotos brutos correspondentes a uma população aproximada de 2.500 habitantes. O aguapé também pode ser usado como subprodutos, tais como: composto orgânico, ração para gado, produção de carvão vegetal, de gás metano, de celulose, etc. A temperatura ótima de crescimento é entre 21 e 30 graus centígrados. O tempo de detenção pode ser curto (4 a 6 dias; melhor) ou longo (15 a 54 dias); e 30% da área da lagoa, livre, com a retirada de 200 kg/ha.dia de aguapés.

aguapé

A produção de aguapé obtida na lagoa, na fase de crescimento exponencial, foi da ordem de 210 a 250 kg/ha.dia em peso seco e o tempo de duplicação da massa ficou em torno de 14 dias. Além dos problemas básicos de remoção e disposição do aguapé, a proliferação de mosquitos, a infestação da lagoa por outros vetores de doenças (como o caramujo da esquistossomose, p.ex.), sua destruição por geadas, são alguns problemas operacionais que devem ser analisados, antes da implantação do sistema.

O projeto abaixo constitui-se num caso de aplicação da lagoa de aguapé para tratamento de dejeto de suinos, constante do site Embrapa.

A lagoa de aguapé objetiva: redução de carbono, de Coliformes fecais, de nitrogênio e de fósforo através do uso de aguapé ( Eichornia crassipes). Compõe-se basicamente de uma estrutura retangular rasa (1,2 m) e revestida de lona plástica.

DIMENSIONAMENTO : o volume ( em m³), a semelhança das lagoas facultativas, pode ser estimado pela expressão
V = COA/CSA em função da carga orgânica aplicada (COA, kg de DBO5/dia) e da carga superficial aceitável (CSA, 90 a 270 kg de DBO5/ha/dia). Também pode ser estimado em função da vazão de efluente (Vd, em m³/dia) e do tempo de retenção (Tr, mínimo de 15 dias ) pela expressão V = Vd x Tr.

ESTRUTURA COMPLEMENTAR : tubos e conexões para o abastecimento e drenagem do líquido; sistema de coleta e utilização do aguapé.

DESEMPENHO : Eficiência de remoção de 38 % de ST, 40 % da DBO5, 45% de N, 35% P, 30% de K e de 97% de CF para efluentes originários de lagoas facultativas.

FORMA DE OPERAÇÃO : alimentação e drenagem contínua; remoção manual ou mecânica do excesso de aguapé.

VANTAGENS :simplicidade operacional; custo do investimento inicial e produção de massa verde.

DESVANTAGENS : exigência de espaço; mão-de-obra para manejo dos aguapés.

RECOMENDAÇÕES: criadores com disponibilidade de área para locação; baixa capacidade de investimento.

CUSTO DE REFERÊNCIA : R$ 15,00 por m³ de armazenagem construída.

BIBLIOGRAFIA : Costa R.H.R. Lagoas de Alta Taxa de Degradação e de Aguapés no Tratamento Terciário de Dejetos Suínos. UFSC. 1997.



voltar Voltar para Doenças prosseguir