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Desafios cotidianos: a educação das crianças até 10 anos

Apresentação

Uma vivência, algo pelo qual simplesmente eu passei, eu atravessei, ou algo que me aconteceu, ela não é nada se ela não puder ser transformada em alguma narrativa compartilhável e transmissível ao grupo ao qual eu pertenço. É a transmissão, é o compartilhar, que transforma a vivência em experiência.
                                                                                                                                      Walter Benjamin

          Esta publicação é de fato, a busca de uma experiência compartilhável. Trata-se de uma oportunidade, que não deveria ser rara, de elucidar a capacidade intelectual de docentes da infância, em formação contínuada, marcada pelo compromisso político com as lutas emancipatórias vividas cotidianamente nos espaços de educação deste país.
           Fruto da reflexão e produção intelectual de docentes da rede pública do Município de Mesquita, que cursaram a Pós-graduação Lato Sensu “Desafios do trabalho cotidiano: a educação as crianças de 0 a 10 anos de idade”, realizada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ, através do Departamento de Educação do Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, em parceria com a Secretaria de Educação do município de Mesquita, passa a compor, numa grata oportunidade, a produção do campo da educação.
           Através de sua intencionalidade e da capacidade problematizadora, o curso buscou promover a especialização de profissionais habilitados para atuarem na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental em relação ao trabalho em sala de aula, a gestão, a implementação e a supervisão de ensino em instituições que atendam a essas faixas etárias, tomando como referencial teórico-metodológico, a criança como aquela que possui direitos, que produz cultura e é por ela produzida, e que assim, se relaciona com o mundo através da linguagem.
           A partir desse referencial, o trabalho desenvolvido no curso, buscou aprofundar aspetos teóricos que permitam realizar práticas que considerem o brincar como um dos pilares da “cultura infantil”, discutir questões da organização do cotidiano escolar, conhecer diferentes propostas pedagógicas das instituições e perceber que investimentos trazem de sujeito e de educação, conhecer as políticas públicas destinadas às crianças, além de, reconhecer práticas de letramento e suas diferentes possibilidades no trabalho cotidiano, e a avaliação e o planejamento como atitudes que possibilitam uma prática mais reflexiva.  
         Pode-se falar em um mapeamento diagnóstico da realidade educativa da área, do município de Mesquita, tornando-se ainda mais relevante, pois realizado a partir da perspectiva dos seus professores, ganha forma fidedigna  e legítima de propor a formação continuada como práxis, considerando as reais necessidades educativas do município, em especial, a partir dos interesses legítimos dos sujeitos objeto da pesquisa.
          Das vinte e quatro produções monográficas, produzidas aos pares, dezenove foram aprovadas, e tornaram-se o motivo desta publicação. Agrupadas em temáticas que revelam aspectos da realidade vivida por essas docentes, podemos encontrar categorias que englobam concepções do brincar, políticas e práticas para a infância, literatura infantil e escola, concepções de cuidado na educação, relações entre família e escola, entre outras.
           Trata-se de uma produção que buscou sistematizar experiências a partir de uma reflexão teórico-metodológica, mas acima de tudo, buscou destacar a análise realista e concreta da educação para a infância daquela municipalidade, destacando contradições e possibilidades dos aspectos políticos-institucionais e educativos que envolvem o campo da infância.
           Não há dúvida que esta é uma produção acadêmica que merece ser lida, discutida, refletida e aprimorada, em especial, por outros pares docentes em diálogo com suas práticas cotidianas. Bem vindos ao debate.

Nova Iguaçu, 21 de outubro de 2010.