Autor(a):
ALINE SCRIBELK DE CARVALHO MACIEL
Resumo:
O presente estudo tem como objetivo avaliar um guia de atividades de educação ambiental dirigido a professores do primeiro ciclo do primeiro grau. Este guia resultou do desenvolvimento de uma proposta de educação ambiental, que vem sendo construída desde 1985, e foi elaborado como requisito parcial para o Curso de Especialização em Ciências Ambientais da UFRRJ. Trabalhando-se com todas as escolas municipais de Pedra de Guaratiba, dividiu-se o corpo docente em Grupo A - que realizou as atividades do guia; e Grupo B - que não utilizou o guia. Ao final do desenvolvimento das atividades do guia pelos professores do Grupo A, aplicou-se o teste, instrumento previamente elaborado, aos alunos de ambos os Grupos. O teste foi também aplicado aos professores, sendo os do Grupo A ainda responderam a uma entrevista, que tinha como objetivo complementar informações para uma melhor análise dos resultados dessa pesquisa. Para a análise dos dados obtidos com a testagem do guia, criou-se um critério estabelecendo-se como ambientalmente consciente frente às questões do teste: 1) cada indivíduo que obtivesse no mínimo 70% de aproveitamento; e 2) cada grupo, série, escola ou turma que apresentasse no mínimo 70% do total de seus membros com aproveitamento igual ou maior que 70%. Através da comparação das médias de acertos e porcentagens de alunos dentro do padrão, os grupos, as séries escolares, as seis escolas e as vinte e quatro turmas envolvidas nesta pesquisa foram analisadas. Verificou-se que a interferência das atividades do guia no aproveitamento dos alunos está diretamente relacionada à formação dos professores. Constatou-se, também, a possibilidade de implantação e desenvolvimento das atividades do guia nas escolas municipais de Pedra de Guaratiba, conjugados com uma abordagem mais ampla de construção de uma proposta de educação ambiental associada a um maior empenho e realização na melhoria da formação e valorização do educador.