Autor(a):
VOLMER AVELINO SILVIO PAULA DA SILVEIRA
Resumo:
Esta tese tem como objetivo propor um jogo sobre a problemática do lixo domiciliar, aplicável a vários grupos da população e que contribuísse para a mudança de percepção a respeito desse tipo de lixo. O experimento foi realizado com 390 alunos da 6ª à 8ª série das seguintes instituições de ensino dos bairros do Catete e Glória: Escola Municipal Deodoro, Escola Municipal Maria Leopoldina e Colégio Pinheiro Guimarães, no município do Rio de Janeiro, no segundo semestre de 1995. O jogo TRANS*FORMA*AÇÃO do lixo domiciliar, composto por tabuleiro e acessórios, também incluiu apoio de exemplos de redução, reutilização e reciclagem do lixo domiciliar, gravados em vídeo. Alguns destes exemplos haviam sido veiculados pela televisão, embora pulverizados, dando-se a eles um caráter de possibilidade de discussão, esclarecimento de dúvidas, complementação; enfim, de uma interação do "espectador", antes inexistente. Para a avaliação dos resultados, além da observação do coordenador do jogo, foram aplicados pré e pós-testes, idênticos, cujo conteúdo contemplava a representação que os alunos faziam do lixo, a identificação do tipo de material mais presente no lixo do seu domicílio; se suas famílias, de alguma forma, já reduziam, reutilizavam ou reciclavam material que seria dispensado no lixo, e a identificação, por parte dos alunos, dos maiores obstáculos à mobilização das pessoas para estas ações, basicamente. Apesar do jogo TRANS*FORMA*AÇÃO ter sido aplicado uma única vez para cada turma, pode-se perceber já uma alteração da percepção do lixo. Alguns alunos, que não souberam, no pré-teste, dizer o que para eles era lixo, passaram a identificar, no pós-teste, que era algo que poderia ser reutilizado ou reciclado. Após o jogo, houve também a diminuição da freqüência de respostas dos que percebiam o lixo apenas como algo sujo ou sem valor. O jogo TRANS*FORMA*AÇÃO atingiu seu objetivo de estimular a troca de experiências entre os participantes, além de apresentar as questões do lixo, contextualizadas, não dirigidas ou reducionistas, mas sensibilizando e, através de exemplares de "como fazer", mostrar produtos atraentes e de simples confecção, a partir de materiais presentes no lixo do domicílio dos participantes.