Menu Principal

 
O Curso de Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais (MCAF) nasceu a partir da percepção de professores do Instituto de Florestas e de outras unidades da UFRRJ, de que no início dos anos noventa, se tornava cada vez maior a necessidade de profissionais preparados para atuar na Conservação da Natureza e no Setor Florestal. Esta demanda já vinha crescendo em todo o país e em particular no Estado do Rio de Janeiro.

Naquele momento, a Universidade Rural já contava com professores altamente qualificados e preparados para dar resposta a este novo desafio.

Em 1993, foi criado este Programa, tendo como núcleo docente e base física o Instituto de Florestas. Este Instituto segue até hoje a tradição e o pioneirismo de seus fundadores, professores e especialistas com atuação marcante na criação do antigo Serviço Florestal, no estabelecimento das primeiras políticas de carater conservacionista e no desenvolvimento do setor florestal e defesa de nossos recursos naturais, no antigo Distrito Federal. Esta tradição, o perfil da instituição e da região de maior inserção têm delineado um Curso com enfoque abrangente, onde as Ciências Florestais se integram à Ecologia, ao Planejamento Ambiental, ao cenário sócio cultural e aos efeitos da ocupação humana.

A situação do Curso hoje e o histórico dos últimos anos comprovam o acerto destas orientações. Foram formados especialistas para o ensino, prefeituras e outros órgãos de planejamento, empresas privadas e consultores autônomos, que atuam hoje em pólos de desenvolvimento do estado, como a região do Vale do Paraíba, Costa Verde e outras. 

A consolidação do MCAF é garantida por uma forte integração de 6 Institutos, incluindo 11 Departamentos de ensino da UFRRJ, além de professores e pesquisadores da EMBRAPA-Agrobiologia, que se articulam através de um programa abrangente e que permite ao aluno direcionar e otimizar o seu aprendizado.

Início da Página