Neste capítulo, contamos com
a colaboração do Eng. Agrônomo
Mauro F. Meza Montalvo.
 
  O trator presta serviços inestimáveis ao homem do campo mas também é fonte de muitos acidentes, alguns dos quais conduzem a morte do operador e de terceiros.

O uso indevido do trator agrícola pode ocasionar riscos de acidentes de tres naturezas:

  • relacionados ao terreno onde opera (AMBIENTE);
  • provocados pelo trator em si (AGENTE); e/ou
  • pela imperícia ou desconhecimento do operador (HOMEM).

FATORES HUMANOS NOS ACIDENTES

Na maioria das ocorrências o acidente é a evidência do erro humano.
Quase sempre o erro humano resulta em custosos danos ao equipamento e na perda de tempo para os reparos. Uma máquina pode ser reparada ou substituída; o que nem sempre é possível quando o erro causa um dano ao corpo humano.

Os principais fatores que causam esses êrros são:

  • falta de atenção
  • fadiga
  • preocupação
  • falta de treinamento
  • incompatibilidade homem-máquina
  • outros

As limitações humanas que influem nos acidentes podem ser classificadas em:

  • Físicas
  • Fisiológicas e
  • Psicológicas.

Fatores Físicos:

As características físicas ou as limitações de uma pessoa, podem ser comparadas às especificações de projeto de uma máquina --- seu tamanho, peso, potência, voltagem, etc. --- coisas que não são mudadas facilmente. Se você reconhece as suas limitações físicas e trabalha dentro delas, você terá menos acidentes do que alguém que tenta trabalhar além dos seus limites. Assim você terá melhor controle do ambiente e da máquina que você opera. Você será capaz de evitar acidentes mais facilmente.

Força

escada.gif Algumas pessoas são mais fortes do que outras. Um homem pode ser capaz de mover uma escada pesada com segurança, mas isso pode ser perigoso para alguém mais baixo ou mais fraco, com o risco de atingir uma segunda pessoa. Conheça os seus limites de força e peça ajuda se precisar !
Os músculos representam cerca de 45% do peso do corpo. Quando em trabalho, eles convertem a energia química dos alimentos em energia mecânica. A quantidade de energia utilizada, depende do tamanho e estado atual dos músculos, do suprimento de sangue, temperatura, respiração e do tipo de trabalho executado.
Uma estimativa prática da habilidade humana de trabalhar continuamente é de cerca de 1/10 a 1/5 HP (cavalos de força = Horse Power, em Inglês). Precisa-se de 1/10 HP para acender uma lâmpada incandescente de 75 watt.

Para trabalhar com segurança, evite a fadiga muscular:

1 - Trabalhe em posição confortável. Quando o assento está alto, a pressão nos músculos da coxa podem provocar caimbras.

2 - Opere dentro das suas limitações. Não exija demais dos seus músculos. As máquinas simples, como as alavancas e chaves de boca, foram criadas justamente para multiplicar a força do homem: use-as sempre que precisar.

3 - Mantenha-se em movimento constante. O movimento do corpo no trabalho dinâmico ajuda a circulação sanguínea, exercita uma grande variedade de músculos e é mais indicado do que o trabalho parado ou com menos movimento.

4 - Faça pausas frequentes e curtas. Elas são mais eficazes na recuperação das energias, do que as longas e raras.

Tempo de reação

O tempo de reação ou reflexo do indivíduo tem início com uma mensagem enviada ao cérebro e termina quando o corpo executa uma resposta ou reação física. Por exemplo, quando o tratorista avista um obstáculo (a mensagem), isso é registrado no cérebro e resulta numa reação ao perigo: numa freiada, desvio do obstáculo ou outra manobra apropriada. Para que o cérebro receba a mensagem e diga ao corpo para executar uma ação leva tempo --- o tempo de reação. O melhor tempo de reação do homem é lento, quando comparado com a alta velocidade da máquina. O tempo de reação humana é de cerca de 1/3 de segundo, sob condições ideiais. Vide a figura abaixo:

freiada.gif

Da ilustração acima concluimos que:
a) a reação do tratorista sóbrio dará tempo para evitar o perigo, parando à tempo;
b)no caso do tratorista cansado, o longo tempo de reação, fará com que pare o trator quase em cima do obstáculo; e
c)o tratorista doente, embreagado ou intoxicado, não evitará um acidente (às vezes) grave.

Pense em como você reagiria às várias situações de emergência, antes que seja submetido a elas. Isso pode ajudá-lo a reagir mais rápido nessa emergência. Sabendo que o cansaço e o álcool, por exemplo, diminuem o seu tempo de reação, evite-os quando for dirigir o trator.

Peso e tamanho

tamanho.gif
A estatura de uma pessoa geralmente determina os tipos de trabalho que ela pode realizar com segurança. Considere as diferenças em tamanho do corpo de um jóquei e de um jogador de basquete. Embora esses sejam os casos extremos, ninguém se ajusta exatamente às dimensões médias.

É porisso que os assentos de muitas máquinas são ajustáveis. Esteja certo de manter o seu ajustado --- para você. Assim você ficará mais confortável, eficiente e alerta.

O painel de controle e a localização dos comandos têm um efeito significativo no seu desempenho e segurança na condução da máquina.

Idade

As habilidades físicas variam com a idade, atingindo geralmente o ideal entre 25 e 30 anos e, a partir daí, diminuindo progressivamente. Assim, a visão, a audição e a força física diminuem com a idade. Em estudo realizado nos Estados Unidos, ficou provado estatisticamente que, entre os jovens menores de 16 anos e os idosos maiores de 65 anos de idade, ocorrem a maioria dos acidentes com equipamento agrícola.

Visão

angvis.gif

Mais de 90% do nosso trabalho é controlado pelos olhos. Contudo ela tem as suas limitações e necessita de proteção e de cuidados. A boa visão depende:

  • da intensidade de luz adequada ao tipo de trabalho
  • do tamanho visível do objeto focalizado
  • da cor e contraste do objeto e o fundo
  • da estabilidade do objeto focalizado e
  • da claridade e nitidez do objeto.

Fatores Fisiológicos:

Nosso corpo tem certas características e limitações de ordem fisiológica. Algumas delas são: tono muscular e força; eficiência metabólica (quanto de alimento é usado para fazê-lo funcionar); sua resistência a certas doenças; e as horas de sono e de descanso que são exigidos pelo seu corpo.

Limitações fisiológicas como essas são comparáveis ao desempenho de uma máquina: quanto de combustível ela consome; a temperatura de operação; as ligações do sistema elétrico; etc. Estas limitações variam muito entre as diferentes pessoas e podem variar, na mesma pessoa, de dia para dia.

Os limites fisiológicos são afetados por:

  • fadiga
  • drogas, álcool e fumo
  • produtos químicos (agrotóxicos)
  • doenças e
  • condições ambientais: temperatura, umidade, vibração, ruído, poeira, etc.

Fatores Psicológicos:

A segurança e o desempenho pessoal dependem grandemente dos fatores psicológicos. Neste aspecto, as pessoas são muito diferentes das máquinas. O homem tem emoções e sentimentos --- as máquinas não.

Os problemas psicológicos resultam de uma série de situações:

  • conflitos pessoais --- confusão e incerteza na mente do indivíduo
  • tragédia pessoal --- a perda de um amigo ou parente
  • problemas interpessoais --- problemas em casa, atrito entre pessoas
  • problemas profissionais --- dificuldades no serviço
  • dificuldades financeiras
  • a insegurança (ou introversão) --- impede o indivíduo de solicitar informações que seriam úteis à prevenção de acidentes.

Os resultados dos problemas emocionais --- que causam reações de cólera, retaliação, desatenção a detalhes, como não observar avisos importantes (as placas de sinalização, por exemplo) --- criam situações de acidentes.

 

Início de Acidente