Uso de Imagens de Satélite

4.1 - Preprocessamento

São rotinas que antecedem a análise e extração das informações. São elas:

a) Correção radiométrica (relativa ao sensor); e
b) Correção geométrica (georreferenciamento).

georreferenciamento
A correção radiométrica está relacionada às variações na cena, nível de iluminação, condições atmosféricas, ruidos (interferências) e resposta do sensor. Também serve para converter e/ou calibrar os dados para uma unidade de radiação ou reflectância (absoluta) conhecida, para facilitar a comparação entre os dados.

A correção geométrica tem a ver com a perspectiva dos sensores óticos; movimentação do sistema de captação; movimento, altitude e velocidade do satélite; relevo do terreno; e à curvatura e rotação da Terra.

O processo de registro geométrico ou georreferenciamento, envolve a identificação das coordenadas da imagem (linha e coluna) de vários pontos claramente identificáveis (A1, A2, A3 e A4 na figura acima), chamados pontos de controle no terreno, e a coincidência com as suas posições verdadeiras nas coordenadas terrestres (latitude e longitude).

O registro geométrico também pode ser feito, confrontando uma (ou mais) imagem com outra imagem, ao invés de usar as coordenadas geográficas. Isto se chama registro de imagem-a-imagem e deve ser feita antes das várias rotinas de transformação.

reamostragem

O processo de reamostragem calcula os valores dos novos pixels, com base nos originais da imagem a ser corrigida. Os métodos computacionais mais conhecidos para a realização dessa rotina são os seguintes:

a) vizinho mais próximo;
b) interpolação bilinear; e
c) convolução cúbica.

A figura ao lado ilustra a reamostragem pelo método do Vizinho mais próximo.


SIGa-me (jviana@openlink.com.br)

voltar Menu próximo