Se me perguntarem o que um tema como este, que trata de imagens de satélites e mapas (embora digitais), está fazendo no meio de tantos outros que falam de segurança do trabalho e saúde pública, eu lembro que foi um Médico (o Dr. Snow), o primeiro indivíduo a utilizar uma informação geográfica, para resolver um caso de epidemia de cólera, em Londres, em 1859 !
O mapa mostra o arruamento do centro de Londres (Inglaterra) e, em pontos vermelhos, os locais dos 578 casos de mortes por cólera, plotados pelo Dr. Snow. Com essa informação geográfica em mãos, embora na época a ciência ainda não associasse água contaminada por fezes humanas com doenças de veiculação hídrica (rede de esgoto ? nem pensar), pela concentração dos alvos num "circulo imaginário" cujo centro era a rua Broad Street (bem no centro do mapa), ele concluiu que a causa do surto deveria "estar ali por perto". Mandou investigar, e descobriu numa certa residência, o tal poço com água poluída que causou todo aquele estrago. Interditado o poço, foi resolvido o problema da epidemia.
Este foi o primeiro caso do uso, embora rudimentar, de um Sistema de Informações Geográficas - SIG, hoje em dia uma rotina nos computadores pessoais, como se fora um jogo de videogame.
SIGa-me (jviana@openlink.com.br)