MAPA MENTAL DOS INVERTEBRADOS AQUÁTICOS

Invertebrados aquáticos

Os invertebrados aquáticos são, em sua grande maioria, larvas de insetos que vivem essa fase de sua vida, na água. Assim sendo, sofrem os efeitos da degradação ambiental e são particularmente sensíveis ao teor de oxigênio dissolvido na água. Quando o rio ou córrego não está poluído, o teor de oxigênio dissolvido (OD) costuma ser alto e, então, o ambiente é propício ao desenvolvimento dessas espécies. Quando o rio começa a ficar degradado, os animais que são sensíveis às modificações ambientais começam a desaparecer, dando lugar a outros. Nos mananciais já poluídos, com baixo OD, outro grupo de indivíduos predomina. Desse modo, os invertebrados aquáticos podem ser utilizados como INDICADORES DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL.

A literatura mundial mostra que, nos países desenvolvidos (no Brasil, apenas nesta década começaram a ser realizados estudos com os invertebrados aquáticos, inclusive pelos técnicos da Fiocruz-RJ e da Embrapa) foram criados vários índices para quantificar as métricas baseadas na coleta dos invertebrados aquáticos. Um dos mais simples, práticos e baratos, é o EPT (iniciais dos táxons Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera), insetos comumente encontrados em ambientes com alto teor de oxigênio dissolvido na água.

No tópico O ABC da Gestão Ambiental, comunidade Água e Efluentes do ORKUT (texto datado de 14/11/07), dou mais detalhes sobre os INVERTEBRADOS AQUÁTICOS.

voltar Mapas prosseguir