Histórico

Em 1970, através de Portaria do Magnífico Reitor, Professor Hélio Saul Barreto, foi elaborada a criação de nove Institutos para melhor coordenar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, ocasião em que foi criado o Instituto de Biologia, que seria um Instituto de ensino básico, ministrando as primeiras disciplinas para nove cursos de Graduação.

Através da Portaria nº 135, de 17/07/1970, do Magnífico Reitor foi designado o Professor Adjunto José Lobão Guimarães como Coordenador do referido Instituto até que fosse feita a eleição pelos docentes, indicando o futuro Diretor.
Por Decreto do Exmo. Sr. Presidente da República de 01/07/1971, publicado no D. O. de 02/07/71, para cumprir um mandato de 4 (quatro) anos, foi nomeado o Professor acima citado. Após instalar o seu gabinete, o Sr. Diretor indicou a Sra. Lucy Oliveira de Paulo Costa para exercer o cargo de Chefe do Secretaria do Instituto, corn posse e exercício a partir de 09/08/1971.

O Instituto de Biologia era composto de 4 (quatro) Departamentos assim discriminados: Departamento de Biologia Animal, Departamento de Biologia Vegetal, Departamento de Ciências Fisiológicas e Departamento de Genética. O Diretor subdividiu-os em Áreas que passariam a tratar de assuntos específicos e reuniriam as disciplinas correlatas.

No D.B.A., que passou a ter a sigla 01, foram criadas as Áreas de Anatomia Animal, Histologia, Parasitologia e Zoologia. No D.B.V., que passou a ter a sigla 02, foram criadas as áreas de Botânica, Entomologia, Fitopatologia e Microbiologia. No D.C.F., que passou a ter a sigla 03, foram criadas as Áreas de Farmacologia, Fisiologia Animal, Fisiologia Vegetal e Ciências Fisiológicas. No D.G., que passou a ter a sigla 04, foram criadas as Áreas de Genética Básica, Genética Quantitativa, Melhoramento Vegetal e Melhoramento Animal.

Terminado o mandato do 1o Diretor, assumiu a Direção a Vice-Diretora a Professora Maria do Carmo da Costa Monteiro que permaneceria no cargo até a nomeação do novo titular, o Professor Adriano Lúcio Peracchi, sendo Vice-Diretor o Professor Sila Tenório de Albuquerque, permanecendo no chefia da Secretaria a mesma servidora. Os Professores que assumiram a direção do IB, desde então, foram: Prof. Armando Sales (81/85), Prof. Eurípedes Barsanulfo de Menezes (85/87), Prof. Carlos Luiz Massard (87/93), Prof. Carlos Alberto Gonçalves da Cruz (93/97) e Prof. Aurino Florêncio de Lima (97/01), Prof. Marcos Antônio José dos Santos, eleito para o atual mandato(2001/05).