Cultura e Formação Dias: 09 a 13 de novembro de 2009

AULA ESPETÁCULO - "A Arte de Cantar e Contar Histórias", com Bia Bedran

A Aula/Espetáculo "A Arte de Cantar e Contar Histórias" que Bia apresentará aborda técnicas sobre essa arte milenar, apresentando canções e histórias de sua autoria, do folclore brasileiro e de autores ligados à arte, à educação e à música. O trabalho envolve dinâmicas, jogos de expressão corporal e exercícios de sensibilização através da prática do cantar, do ouvir, do pensar e do sentir, com um repertório criativo de contos populares, poemas, contos e canções autorais, brinquedos cantados e músicas folclóricas brasileiras.
A partir de seu vasto material musical registrado em 10 CDs dedicados à criança, Bia propõe atividades que mexem com o potencial criador do educador, transformando-o num multiplicador que repassa as idéias recriando-as numa nova visão, pessoal e única.
Bia Bedran também demonstra técnicas de utilização de bonecos, adereços e pequenos elementos cênicos que dão vida ao texto das histórias, favorecendo o contato da criança com o livro.
Enfim, pretende-se que o professor, a partir do material oferecido, inicie a sua própria pesquisa de conteúdos dentro da literatura e da música para crianças.

Trajetória profissional de Bia Bedran

BIA BEDRAN é formada em Musicoterapia e Educação Musical, Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestranda em Ciência da Arte na UFF, Cantora, Compositora, Atriz e Escritora. Integrou o Teatro Quintal de 1973 até início dos anos 80. Depois, formou o Grupo Musical “Bloco da Palhoça”, onde mesclava composições suas com uma profunda pesquisa de ritmos e gêneros musicais do Folclore Brasileiro. Levou essa pesquisa de linguagem para a televisão, onde apresentou, de 1987 a 1993, o programa “Canta-Conto”, na TV Educativa do Rio de Janeiro. Em 1995 apresentou a série “Lá vem História”, na TV Cultura de São Paulo. Seu trabalho já ganhou diversos prêmios. Gravou diversos discos e publicou vários livros.

DEG 2009 © Decanato de Ensino de Graduação - UFRRJ