O Programa de Consolidação das Licenciaturas Prodocência tem por objeto selecionar propostas que contemplem um conjunto de atividades relevantes para a formação e para o exercício profissional dos futuros docentes e que fortaleçam a formação do professor.
http://www.capes.gov.br/educacao-basica/prodocencia |
|
|
I Seminário de Pesquisa e Prática Educativa
Os Desafios da Pesquisa no Ensino de História |
Dias: 25, 26, 27, 28 e 29 de maio de 2009
|
|
|
|
|
PROGRAMAÇÃO |
25/05 - Segunda-feira
18h às 19h -
Credenciamento
19h às 22h -
Conferência de abertura:
Profª Drª Ana Maria Monteiro (UFRJ)
Ensino de História: desafios da formação docente. |
26/05 - Terça-feira
Oficinas: 18h às 22h
1. A contribuição da pesquisa no Ensino de História para a recuperação da memória das lutas: o exemplo do movimento estudantil na década de 1960.
Leandro Machado dos Santos,
Rafael Teixeira dos Santos
2. O desafio no uso das fontes primárias na construção do conhecimento do aluno/pesquisador.
André Nepomuceno Cirilo da Silva
3. Fazeres e Saberes em História local: uma iniciação à pesquisa histórica.
Reinaldo Diniz,
Rossana Papine
4. Breve histórico sobre as culturas e educações escolares indígenas: contribuições para implementação da Lei 11645/08.
Andrea de Lima Ribeiro Sales ,
Marcelo da Cunha Sales
5. Letramento e História – refletindo sobre identidades.
Marta Ferreira da Silva
|
27/05 - Quarta-feira
18h às 19h - Pôster
19h às 22h -
Conferência
Profª Drª Marilia Campos (UFPR)
Formação de Professores e Ensino Básico a partir da Lei 10.639/03 – nossa experiência na UFRuralRJ (2005 – 2007).
|
28/05 - Quinta-feira
Mini-cursos: 18h às 22h
1. Ensino de História educação em Direitos Humanos: alianças possíveis.
Cinthia Monteiro de Araújo
2. A identidade negra como fonte de pesquisa e ação para o multiculturalismo na escola.
André Nepomuceno Cirilo da Silva
3. O negro nas práticas educativas no ensino de história.
Danielle Milioli Ferreira,
Eloísa Lopes Oliveira,
Renata Lopes Machado,
Vanessa Ladeira da Costa.
4. As imagens da escravidão nos livros de História do Ensino Fundamental.
Warley da Costa
5. A escravidão retratada pelo olhar de Debret.
Marlies da Costa Bengio
6. Horário Obrigatório
Marlon Barbosa Assis e Leonardo de Freitas Onofre
|
29/05 - Sexta-feira
18h às 19h - Pôster
19h às 22h -
Conferência de encerramento;
Profª Drª Helenice Aparecida Bastos Rocha (UERJ)
O lugar da linguagem no ensino de História: entre a oralidade e a escrita.
|
|
Clique aqui para fazer o download do folder |
|
DEG 2009 © Decanato de Ensino de Graduação - UFRRJ