UFRRJ - Medicina Veterinária
Histórico

A Escola Superior de Agronomia e de Medicina Veterinária (ESAMV) foi criada através do Decreto 8.319 de 20 de outubro de 1910, assinado pelo Presidente Nilo Peçanha.  O Decreto 8.319 estabelecia a criação da primeira representante federal do ensino superior agrícola com um objetivo de ”constituir um corpo de profissionais para o exercício da Medicina Veterinária, do Magistério nos cursos da referida especialidade e para as funções oficiais que com ela se relacionarem”.  No entanto, por uma série de dificuldades operacionais, sua inauguração oficial ocorreu apenas em 04 de julho de 1913 sob a presidência do Marechal Hermes da Fonseca. Inicialmente, a ESAMV teve sua sede instalada no palácio do Duque de Saxe, onde hoje está o CEFET/MEC, no Maracanã, Rio de Janeiro.

Em 1916, a sede foi transferida para o interior do Rio de Janeiro, município de Pinheiros, atual Pinheiral, onde a primeira turma foi formada em 03/07/1917, constituída pelos médicos veterinários Taylor Ribeiro de Mello, Jorge de Sá Earp, Antonio Teixeira Vianna e Moacyr Alves de Souza. Nesse mesmo ano, foi publicado o primeiro exemplar do periódico Archivos da Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, mostrando o envolvimento da recém-criada IES com a pesquisa científica. Em 1918, a Escola foi novamente transferida, dessa vez para a Alameda São Boaventura, em Niterói, e posteriormente, em 1927, para a Praia Vermelha, no Rio de Janeiro.

Em 1943, nascia a Universidade Rural, abrangendo na época a Escola Nacional de Agronomia (ENA), a Escola Nacional de Veterinária (ENV), Cursos de Aperfeiçoamento e Especialização, Cursos de Extensão, Serviço Escolar e Serviço de Desportos. Em 1948, seu campus foi transferido para as margens da Antiga Rodovia Rio - São Paulo, hoje BR-465, onde permanece. Em 1963, a Universidade Rural passou a denominar-se Universidade Rural do Brasil e com a Lei 4.759, de 1965, recebeu a atual denominação – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, abrigando o Instituto de Veterinária que sedia o curso de Graduação em Medicina Veterinária da UFRRJ.