UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

 

CONCURSO PÚBLICO PARA A ÁREA DE CURRÍCULO E PESQUISA PEDAGÓGICA

 

Bloco I

1.      Perspectiva histórica do Currículo;

  1. Teorias do Currículo: tradicionais, Críticas e Pós-críticas
  2. Enfoques curriculares – a organização do currículo na escola;
  3. Planejamentos curriculares;
  4. Políticas públicas e referenciais para construção do currículo escolar;

6.      Currículo e diversidade cultural: monoculturalismo, multiculturalismo e  interculturalismo;

  1. Currículo e a organização do tempo escolar
  2. Currículo e a organização do conhecimento: disciplinar e não disciplinar (interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdiciplinaridade);

9.      Relações entre currículo, conhecimento e cultura

 

Bloco II

1.      Planejamento Pedagógico: teoria e prática;

2.      Projeto Político Pedagógico

3.      Os diferentes tipos de planejamento educacional;

4.      Avaliação de Processos Educacionais

  1. Avaliação como processo mediador
  2. Pressupostos teóricos da pesquisa educacional e da prática pedagógica
  3. Saberes e fazeres da atuação docente

8.      Relação planejamento didático e conhecimento

 

BIBLIOGRAFIA

 

MOREIRA, Antônio Flávio: SILVA, Tomaz Tadeu (Orgs). Currículo, cultura e sociedade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SILVA, Tomas Tadeu da. Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

CANDAU. Vera Maria (Org.). Sociedade, Educação e Cultura(s). Petrópolis: Vozes, 2002.

COLL, César. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica a elaboração do currículo escolar. 5. ed. São Paulo: Ática, 2001.

COSTA, Marisa Vorraber. (Org.) O currículo nos limiares do contemporâneo. 2. ed.  Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

DOLL, Williams E. Currículo: uma perspectiva pós- moderna. Porto Alegre: ArtMed, 1997.

GOODSON, Ivor F. Currículo, Teoria e História. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MOREIRA, Antônio Flávio B. (Org.). Currículo: políticas e práticas. 2. ed. Campinas: Papirus, 1999.

PERRENOUD, Philippe. Pedagogia diferenciada: das intenções a ação. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

GANDIN, Danilo. Pratica do planejamento participativo na educação e em outras instituições, grupos e movimento dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

VASCONCELOS, C. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 1999.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar, São Paulo:Cortez, 2001.

ROMÃO, J. Eustáquio. Avaliação Dialógica.: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2003.

AQUINO, J.G. (org.) Erro e fracasso na escola - alternativas teóricas e
 práticas.
São Paulo, Summus, 2001.

LUNA, S. V. de. Planejamento de Pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999.

ESTEBAN, M. T  O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de janeiro: DP&A, 2001.

ESTEBAN, M.T. Avaliação: uma prática em busca de muitos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2000

CANDAU, V,M.  Didática, currículos e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

CANDAU. V.M. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a Escola. 3.ed. Petrópolis : Vozes, 2002.

ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de; OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales (Orgs.). Alternativas no ensino de didática. 5. ed. Campinas : Papirus, 2003.

LIBÂNIO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos: Para Quê?. 6.ed. São Paulo, Cortez, 2002.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

VASCONCELLOS, Celso. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. São Paulo : Libertad, 2000.

ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (org). O Sentido da escola. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. 150p

SACRISTÁN, J. Gimeno; PEREZ Gómez, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

VASCONCELLOS, Celso. Planejamento: Projeto de ensino aprendizagem e projeto político-pedagógico. SP : Libertad, 2000.

COLL, Cessar et al. (Org.). O construtivismo na sala de aula. 6. ed. São Paulo: Ática, 2003.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 1998.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinariedade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.