CONFERÊNCIA
TEMA DA CONFERÊNCIA - As Abelhas para o Fortalecimento do Cooperativismo Agrícola e Serviços Ambientais
O Rio de Janeiro é historicamente conhecido como um estado importador de alimentos, resultante de anos de ausência de programas e políticas públicas agrárias adequadas que apóiem o produtor agrário e que garantam a sua produção. Mesmo com condições ambientais favoráveis para a produção agrária, este quantitativo tem sido aquém para garantir o abastecimento de todo o estado, necessitando importar de outros estados.
A maioria de seus produtores é composta por agricultores de natureza familiar, que ainda convivem com parcos recursos, sem o aparato tecnológico apropriado e apoio técnico, de modo que só garantem a sua subsistência. Este cenário provoca desestímulo e retração para ampliar e garantir melhorias de seus produtos e de sua condição familiar.
Para atender ao segmento de cunho familiar, propõe-se a I Conferência Estadual sobre Abelhas, para o fortalecimento do cooperativismo agrícola e serviços ambientais, que pretende resgatar a operacionalidade da rede familiar para o agronegócio. Este evento pretende integrar canais de debate, pesquisa, aprendizado e a comercialização dos produtos das abelhas, tendo o apoio da esfera pública e da iniciativa privada, como gestores da sua integração.
A abordagem será de temáticas que desafiam a atualidade, objetivando a estruturação e profissionalização dos produtores rurais, quer sejam agricultores e, ou criadores de abelhas; ensejar debates sobre a comercialização de seus produtos no âmbito de nosso Estado; apoiar a inserção do cooperativismo e incentivar o estabelecimento de políticas públicas que aumentem a produção e garantam a qualidade de seus produtos, na trilha de um desenvolvimento calcado em condições sustentáveis dos diversos ambientes do Rio de Janeiro.
DOWNLOAD: AGENDA DE PROGRAMAÇÃO
ESTRUTURA DA CONFERÊNCIA
Auditório - Palestras com congressistas da esfera pública, academia, órgãos de pesquisa, instituições de preservação da biodiversidade, órgãos reguladores do estado, convidados de outras instituições internacionais.
Clínicas Tecnológicas / Oficinas de Capacitação - Propõem-se temáticas que visam reduzir os gargalos da Apicultura fluminense. Atenderão os anseios do regional, com a abordagem de temáticas desafiadoras indicadas pelos próprios apicultores nos censos.
Oficinas de Capacitação – R$15,00 cada.
Mesa de debates sobre projetos - Para engajar a Apicultura na reta do desenvolvimento, com novas e atuais perspectivas e participação dos produtores e técnicos.
Workshop - Reunião para prover esclarecimentos técnico-científicos sobre o tema "Identificação da flora apícola: palinologia, marcadores químicos, análise sensorial." A reunião visa fortalecer alianças em torno da temática, congregar produtores e cientistas sobre a importância do tema e promover avanços e inovações.
Expo de produtos diversos, equipamentos, de cunho artesanal, técnicos e educacionais. Apresentação das inovações, dos materiais artesanais, serviços e lançamento de técnicos e produtores afins.
Apresentação de trabalhos técnico-científicos e painéis - Apresentação pública por temática dos trabalhos sendo realizados em nível de estado.
Cadastramento de produtores e amostragem para elaboração de pesquisas e análises de mel e outros produtos - Como outros eventos, esta será a oportunidade para o produtor trazer os seus produtos; saber da qualidade de seus produtos; e para o Estado, saber do perfil dos produtores e atualizar o cadastramento.